Textos de Orientação

O trauma, generalizado e singular
Éric Laurent
Éric Laurent
Desde o início de seu ensino, Lacan tomou distância de uma concepção do trauma como simples experiência do acidente. «Pois, afirmar da psicanálise e da história que, como ciências, elas são ciências do particular não quer dizer que os fatos com que elas lidam sejam puramente acidentais, senão factícios, e que seu valor último se reduza ao aspecto bruto do trauma.»
Leia mais »
Trauma nos corpos, violência nas cidades
Miquel Bassols • Presidente da AMP
Vivemos em uma época na qual as experiências traumáticas em massa fazem parte do cotidiano. É um fenômeno da nova realidade aumentada e promovida especialmente pela difusão global e imediata de informações e de imagens que permitem assistir, às vezes “ao vivo”, às explosões de violência que se sucedem nas diversas partes do mundo.
Leia mais »
Miquel Bassols
Por que a violência?
Henri Kaufmanner - Dir. XX EBCF
Henri Kaufmanner
Em julho de 1932 Einstein escreveu a Freud solicitando sua ajuda. Em nome do Instituto Internacional de Cooperação Intelectual (ICCI), buscava iniciar uma correspondência com o pai da psicanálise e a partir dessa gerar um fascículo em torno das relações entre o Direito e o Poder. A ideia dessa publicação era auxiliar os esforços pela paz da Liga das Nações, instituição a qual o ICCI estava subordinado.
Leia mais »
Os destinos do amor-ódio
Maria Josefina Sota Fuentes
O tema de trabalho que a Diretoria de Cartéis da EBP escolheu para 2014, aos 50 anos do Ato de fundação de Lacan, retoma os fundamentos da Escola e do próprio dispositivo do Cartel. Dessa maneira, será também a ocasião, tal como dirá posteriormente Lacan, de “articular o que ali está como pivô de tudo que se institui pela experiência analítica: o amor”.
Leia mais »
Maria Josefina Sota Fuentes
Dessa vida que vai além da vida dos corpos
Fernanda Otoni Brisset - Coord. XX EBCF
Fernanda Otoni Brisset
No final de 2012, por ocasião do XIX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, a então Diretoria da EBP lançou a coletânea "Violência - sintoma social de nossa época", destacando a presença desse fenômeno, no dia a dia de nossa prática clínica. Já era tempo!
Leia mais »
Sobre a expressão “Amor do real”
Entrevista com Marcus Andre por Carlos Augusto Niceas
Aos cartelizantes do Cartel do Passe da EBP será pedido que eles, em plenária, discutam os destinos do amor no final da análise. Em nosso Cartel da Diretoria de Cartéis da EBP, lemos alguns textos de uma recente noite de AE na ECF onde essa questão circunscreveu particularmente o destino do amor de transferência na experiência.
Leia mais »
Entrevista Marcus André Vieira