30/10/2014

O troumatismo e os corpos

Gaudi, Escadas: Catedral da Sagrada Familia, Barcelona
SEMINÁRIO
21 de novembro de 2014
14h às 17h
Salão Aventurin

Bernardino Horne

Troumatismo é um termo criado por Lacan e que interpola "trauma" e "furo" (trou, em francês).
A concepção de "traumatismo" que orientará este Seminário é elaborada especialmente nas "Conferências" que Lacan proferiu nos Estados Unidos, sobretudo naquela do dia 3 de dezembro de 1975 e publicada na revista Scilicet, número 6/7: "Sintoma e inconsciente, espiral sem fim, redonda e nunca chegamos a retirar tudo do recalque. Ur-Verdrängung: há um furo. É porque há um nó e algum real que fica lá no fundo" (p. 59). Será retomada, com base nessa definição, uma fórmula que Miller apresenta em Piezas sueltas (Paidós, 2013) e na qual aparece um gozo sem significante. Também será interessante conjugar essa perspectiva com o que Lacan, em ...ou pior (Zahar, 2012), situa como "o que só existe por não ser". Nesse percurso, termos como "encarnação", "gozo feminino"e "sinthoma", serão trabalhados para que se elucide as tramas entre o troumatismo e os corpos.


Referências:
FREUD, S. “Os instintos e suas vicissitudes”. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1974.
LACAN, J. “A agressividade em psicanálise”. In: Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
LACAN, J. “Uma saída pelo sintoma”. In: O Seminário livro 5: as formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
LÉVY, B.-H. Réflexions sur la Guerre, le Mal et la fin de l’Histoire. Paris : Grasset, 2001.
MILLER, J.-A. Cuando el otro es malo... .Buenos Aires: Paidós, 2011.
NICÉAS, C. A. Introdução ao Narcisismo: o amor de si. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
ZIZEK, S.  Violence. New York: Picador, 2008.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  1. Para participar de qualquer Seminário ou Conferência será imprescindível estar inscrito no XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano.
  2. O número de lugares em cada Salão e no Teatro citados abaixo é variável e limitado. Assim, esses lugares serão preenchidos por ordem de chegada de cada interessado.
  3. Os inscritos no XX Encontro Brasileiro poderão escolher o Seminário ou a Conferência que desejarem, observando que há simultaneidade de horários entre a maior parte dessas atividades. Assim, caso se opte por um Seminário com a duração de 6h, essa escolha implicará o compromisso de participar nessa atividade ao longo da tarde e de parte da noite; por sua vez, caso se opte por participar de um Seminário de 3h, essa escolha poderá ser conjugada com a de outro Seminário de 3h ou mesmo com a de uma Conferência; será possível, ainda, optar conjuntamente pelas três Conferências. Entretanto, em função do número de lugares limitados e variável em cada Salão e no Auditório, não há como a organização desse evento garantir previamente a efetivação da escolha realizada por cada participante.
  4. Cada AME responsável por um Seminário ou uma Conferência poderá, conforme lhe parecer conveniente, dividir o tempo de sua apresentação e do debate com os participantes ou mesmo introduzir algum tipo de intervalo.