22/10/2014

Editorial

Henri Kaufmanner - Diretor do XX EBCF

A arte esta mais além do simbólico.
Se o simbólico esta no principio do fazer, a arte é um saber fazer... Há mais verdade na arte do que em qualquer blá blá blá.... Ela não tem nada de pré verbal, ela é verbal a segunda potência!!!! (Lacan, L’une-bévue)


Decidimos que era preciso oferecer algo a cidade de Belo Horizonte  que nos acolhe. Optamos por oferecer uma exposição que expressasse nosso tema, verbalmente,  à segunda potência. Convidamos nossa colega do Rio de Janeiro,  Maria Fátima Pinheiro para a curadoria. Quem já teve a oportunidade de se deparar com este saber fazer, guiados por seu olhar tão singular entenderá bem o convite. Ela, por sua vez, convidou Leila Danziger, alguém que, como vocês perceberão na entrevista deste esseOesse, localiza muito bem o que é a sua arte: Um saber fazer com o segregado, com o vencido.
Feito isso, Rachel Botrel e sua comissão de acolhimento arregaçaram as mangas e munidas de um desejo decidido produziram um exposição imperdível que ficará em cartaz no Espaço Funarte de Belo Horizonte por 3 semanas  a partir do dia 22 de Novembro.
Nós, participantes do XX Encontro, teremos um oportunidade privilegiada de abrir esta exposição na noite do dia 21. Um abertura exclusiva a nossa sensibilidade e, não duvidem, cheia de surpresas.
Nos outros dias a exposição estará aberta a população de BH. Escolas  e também serviços da rede de Saúde Mental já agendaram suas visitas e terão o auxílio de estagiários da Escola Guignard da UEMG em seu  percurso, sem blá blá blá.
Quero expressar nosso agradecimento ao apoio e a parceria da FUNARTE, e dizer de nossa alegria em poder levar adiante esta aposta.
Neste numero especial de esseOesse encontrarão também informações sobre a Festa Gã. Uma festa por adesão  que também , me desculpem a repetição, será imperdível.  Comprem seus convites, e venham para a Utópica. Lá, nossas atopias serão muito bem acolhidas.
E finalmente, apresentamos neste esseOesse especial a Livraria da EBP. Uma novidade que o XX Encontro inaugura. Nossos autores agora também podem contar com nossa livraria.  Que seja um bom começo!
Venham e venham logo. Estamos a menos de um mês de nosso Encontro e estamos animadíssimos com a chegada de vocês.