29/08/2014

Editorial

Fernanda Otoni Brisset - Coordenadora do XX EBCF

Olha quem está falando no esseOesse, minha gente!
Eric Laurent toma a palavra, traumatiza e sacode a nossa comunidade analítica numa entrevista inédita, exclusivamente endereçada ao XX Encontro. Ele convida-nos à tarefa de leitura da clínica analítica, no Brasil, como um laboratório em condições de esclarecer a violência como um sintoma social de nossa época.
Muitos entre nós já colocaram a mão na massa para extrair o que ensina a nossa experiência, como vocês poderão ler, aqui, através dos textos dos compadres Oscar Reymundo e Cassandra Dias Farias. Oscar relança a pergunta: é mesmo possível erradicar a violência na sociedade humana? Cassandra nos provoca a refletir sobre os nossos microtraumatismos sociais, corriqueiros e cotidianos e sua vinculação com a violência. E enfatiza com Laurent que "Traumatizar o horror do ato traumático seria a chance de acordar o sujeito do seu sonho de querer sempre dormir".
É hora mesmo de despertar!!! Dia 05 de setembro termina o prazo das inscrições parceladas e com valor reduzido. E dia 07 de setembro termina o prazo para o envio de trabalhos. Tá ligado?
Por falar em ligação, vocês sabem o que anda acontecendo com o narcotráfico na América Latina? Não deixem de ler algumas vinhetas do dossiê que Victor Lacadée e P. Marrey-Semper entregou-nos com dados impressionantes, demostrando estar havendo uma flexibilização das políticas antidrogas na maioria dos países latino-americanos.
O trauma e a violência está por todo lado, gente! Está nos consultórios, nas universidades, nas instituições, na boca do povo. Assistam o vídeo de rua III, está fantástico nesta edição. As Jornadas e Eventos preparatórios ao XX EBCF estão borbulhando em todas seções e delegações da EBP. Não se fala de outra coisa por aí! E estamos apostando que aqueles que estão produzindo um trabalho, um texto, uma comunicação em torno desse tema em sua seção, delegação ou instituição, também o fará chegar ao cenário nacional que o XX EBCF abriga, enviando-o para xxebcf.cientifica@gmail.com. Até o dia 07 de setembro. Fique ligado!
Por essas e outras, esse número é um convite ao trabalho. Contamos com seu trabalho e presença para provocar, entre os dias 21 e 23 de novembro, uma grande conversação em nossa comunidade de interesse, um grande laboratório em torno desse tema, como nos instiga Eric Laurent.
A sua clínica, seus impasses, suas elaborações participam da força material que fará do nosso XX Encontro um lugar vivo em condições de contribuir sobre esse debate atual. Vamos falar mais sobre o que cada analista praticante tem a dizer sobre o trauma nos corpos e a violência nas cidades, pois conforme ensinou Lacan "que antes renuncie a isto, portanto, quem não alcançar em seu horizonte, a subjetividade da sua época".
Que venham numerosos.